quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Pat Metheny

Buenas,
Dando continuidade à troca musical proposta pelo meu querido amigo Diogão, gostaria de falar um pouco sobre o guitarrista Pat Metheny. Esse cara, com certeza será uma figurinha carimbada por aqui em Pheperland.
Resumindo um pouco a vida dele até aqui, nasceu em 1954 em Kansas, começou com trompete aos 8 anos, trocou para guitarra com 12. Aos 15 já mandava bala com vários músicos de jazz. Três anos mais tarde, se tornou o professor mais novo (de sempre) da Universidade de Miami. Com 19 repetiu a dose mas na universidade de Berklee que é a universidade mais conceituada de música dos EUA (acho que do mundo).
Em 1975 lançou seu primeiro álbum Bright Size Life e de lá pra cá, gravou inúmeros discos solo, com parcerias e de outros músicos.
Por mais de vinte anos fez uma parceria com Lyle Mays que foi comparada às de Lennon/McCartney e de Ellington/Strayhorn. O grupo formado por eles Pat Metheny Group ganhou nada mais, nada menos que 7 grammies consecutivos em sete albuns consecutivos.
Vou acrescentar um videozinho muito bom desse grupo. Na minha opinião, uma das músicas mais bonitas que eu conheço. Aproveitem!




7 comentários:

lufec disse...

phé, não consegui ver o vídeo, o que será? fiquei curiosa pra saber qual é a música predileta. devo tê-la aqui, me fala o nome?
então, acredita que vi o Pat ao vivo no Carnegie Hall? foi incrível. ele tocou com aquele pianista muito fera, o Mehldau (acho que foi o último disco que gravaram juntos, foi...?). e, de repente, ele pegou aquele violão maluco de 42 cordas (são 42 mesmo?) e começou a tocar ali, na minha frente. quase tive um negócio. tipo de experiência inesquecível.

Felipe Marini disse...

É esse mesmo. Aliás, pretendo falar desse disco qualquer hora! Se não me engano, tem um ao vivo (que eu não tenho e deve ser o show que vc assistiu) e um gravado em estúdio que é muito muito bom!
Puxa vida, eu espero que eu assista um show dele também. Mas esse com o Mehldau deve ter sido fenomenal!
Sobre o link, dividi em dois para não cortar:

http://www.youtube.com/
watch?v=_5-pBkwyUxc

A música é a Letter From Home!

ivana disse...

Phé!!
tô adorando!!!!
e tô gostando de ver, atualizações diárias!!!!!
Se vc conseguir entrar no blog do Dí ou "Dí!!! se vc passar por aqui", avisa ele que tem algum elemento da página dele que tá travando na hora de carregar a página! Não consigo ver!!!
Bjo

Felipe Marini disse...

Vou avisar o Di. Eu consigo entrar lá...

Diogo disse...

Oi Vã!

É verdade.

Já tirei "a palavra do dia" mas ainda trava de vez em quando e depende do computador da pessoa.

Não sei o que é, mas vou achar e tirar ok?

Desculpe a inconveniência!

Diogo disse...

E pé!

Que música, bonita demais!

Acho que conhecia mas não lembrava que era tão bonita!

Desculpa a demora em comentar por aqui, mas a vida tá corrida e bagunçada.

Felipe Marini disse...

Lu, conseguiu ver o video ou escutar a música? Tenho o disco dessa música!
E já comprei o disco ao vivo Metheny Mehldau! E recomendo!