quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dia das Bruxas.

O Dia das Bruxas é um evento de cariz tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
Uma hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).
Muitos grupos se reúnem e meditam em volta de fogueiras para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para essa época é o leite quente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela.
A fonte desse post é a velha e boa Wikipedia. Se alguma bruxa tiver algo a acrescentar ou corrigir, será bem vinda.
Parabéns às bruxas!

6 comentários:

Marcella F. Marini disse...

Obrigada!

Julia disse...

Por que vc demorou tanto pra fazer um blog, Phé? Andei meio fora e tô lendo tudo..

Diogo disse...

olha, achei incrível a temática!

considero a Wicca, uma das formas de religião que mais se aproximam do que eu acredito ser uma integração com a natureza, com entidades e com ancestrais.

Estudei um pouco e me apaixonei...

queria ver as wicannianas falando sobre isso, sobre como foi essa passagem dolorosa...

Unknown disse...

É sempre bom ler coisas relacionadas ao paganismo de uma forma não pejorativa! Valeu phézinho! As teorias são muitas, mas a da wikipedia serve... hahaha, pelo menos pra tentar tirar esse estereótipo estúpido que a Igreja Católica conseguiu enfiar na cabeça das pessoas!!!
Valeu querido e beijo na família,

Yzwooh.

Felipe Marini disse...

Que ilustre visita!!
Seja bem vinda e fique a vontade Inzwoolina!!!

Unknown disse...

Será muuuito mais visitado! Já adicionei o seu blog nos meus favoritos...
beijão