quarta-feira, 23 de julho de 2008

Jamiroquai :: Space Cowboy

Tá na hora de voltar a falar do Jamiroquai em Phepperland. Na semana passada, escutei os três primeiros álbuns da banda na sequência e me deu uma vontade de falar mais um pouco por aqui.
Essa trilogia está com certeza muito bem posicionada nos meus álbuns favoritos. Difícil, é definir qual que eu mais gosto dos três.
Foi uma época muito inspirada. Na minha opinião, de longe, a melhor formação da banda de todos os tempos. Para ser mais preciso, a da gravação dos discos 2 e 3, The Return Of The Space Cowboy e Travelling Without Moving respectivamente.
E é sobre o The Return Of The Space Cowboy que eu quero falar hoje.
Esse álbum, lançado em 1994, é considerado por muitos o melhor e mais refinado exemplo do que é o som do Jamiroquai. Só não foi o estouro da banda, por ter sido pouco popular nos EUA, mas é um clássico na Inglaterra e no resto do mundo.
O disco já começa com uma pancada maravilhosa, que tem uma estrutura muito educada, com introdução, verso e epílogo. Não por menos, a música auto-biográfica de Jay Kay, fala de justiceiros que fazem justiça com as próprias mãos e acabam levando gente inocente na história (padrão, zero-dois). O vocalista teve um passado conturbado, quando adolecente e chegou a morar na rua e cometer atos criminosos e talz... Que atos? Não sei, mas a música é foda e isso que interessa!
Vale destaque para o baixista Stuart Zender que explorou efeitos alucinantes no seu baixo em todo o disco. Ele não participou na versão da música tema Space Cowboy que foi para o disco final, mas gravou uma versão que virou o video clipe e foi lançada como single da banda. Na minha opinião, é a única escorregada. Apesar de ser uma ótima versão, foge um pouco da pegada.
Apesar dos panos quentes, dizem que esse assunto voltou a ser tratado durante a encrenca entre Zender e Kay, que posteriormente faria separar esta bela parceria. Mas disso, eu falo outra hora!
Abaixo, coloco o clipe da Space Cowboy, em sua versão original, que não foi para o disco, mas representa tudo o que tem dentro dele. Ah, o nome dessa versão é "Stoned Again Mix" !

0 comentários: