quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Espírito de Natal

Depois de ler algumas dicas sobre um natal mais "verde" lá no Andorinhas Ativas e um desabafo sobre o excesso de luzes lá em Rapsberry Dreams, resolvi falar um pouco do assunto por aqui também.
E quero falar do espírito de natal, que tem todo um ar de bondade e felicidade que é cada vez mais comercial do que real.
Vejo que o que acontece no fim do ano é justamente o contrário do que aparece nas propagandas que mostram todos felizes e contentes. Não sei se é só em São Paulo, mas aqui, o mês de Dezembro virou sinonimo de caos. Quanto mais nos aproximamos da grande data, mais as coisas vão piorando.
Tenho sido xingado em média umas 4 vezes por dia no trânsito. E isso porque estou fazendo um esforço supremo de respirar, engolir o insulto, e continuar no meu caminho. Algo parecido com o Snoopy aqui em baixo... Uma forma de amadurecimento.
Então ouvi uma história da Marcella típica do espírito de natal que estou falando e resolvi contar pra quem passar por aqui.
Ela estava em seu carro com uma fresta na janela. Começou a entrar fumaça do carro que estava na sua frente e ela resolveu fechar. Coincidentemente, um vendedor de cerejas de farol vinha voltando para o começo da fila, pois o farol já iria abrir.
Ao ver que a Marcella fechou a janela, ele veio tirar satisfação, mandou ela abrir a janela. Ela, sem entender, falou que não queria cerejas e ele começou a xingá-la de tudo que é nome e preconceituosa, que ele não era ladrão.
Ficou com medo, acelerou e foi embora. Com certeza, o dia dos dois ficou pior por causa deste episódio.
Daqui a pouco, receberemos cartões de natal com votos de nada de bom, infelicidades, ódio e pouca prosperidade! E boa sorte no ano novo!!

De qualquer forma mantenho minhas esperanças vivas. Aprendi muito nos últimos tempos que o valor de uma amizade de verdade não tem preço. Gostar de alguém e ter a segurança de que é recíproco é o melhor presente de natal que alguém pode ter.
O resto, a gente torce e corre atrás para ajudar a melhorar.

2 comentários:

Julia disse...

O Snoopy é divino. A história é tristemente clássica: mau entendido em São Paulo é que nem chuchu na serra. E sua declaração é tãããããão verdade.
Valeu. Got me thinkig.

ps: e que incrível o adesivo no avião! É o Bin Laden matando Santa Claus?

Diogo disse...

Zito,

Sou dessas pessoas felizes que pararam de se perguntar:

Ela gosta de mim de verdade?

Será que esse amigo é meu amigo mesmo?

Será? Será? Será?

Parei. Porque encontrei pessoas que não deixam dúvidas nem espaços prea questionamentos.

Então eu faço assim: Minha lista tem apenas duas colunas, uma divisão binária: ou é ou não é.

E por isso eu sei a dádiva de ter uma namorada de verdade, de ter amigos de verdade.

Você é um deles e fico feliz de você ter encontrado a Má.

Ela te merece.